Wiel Coerver, o Einstein do Futebol

A beleza deste jogo está estreitamente ligada aos jogadores que sabem tratar a bola como ela merece, os pormenores fantásticos de alguns magos que passam pelos nossos relvados perduram na memória, mas será que a técnica é algo absolutamente inato? Wiel Coerver acreditava que não e na década de setenta desenvolveu o que hoje conhecemos como Método de Coerver.

Coerver foi um técnico holandês que treinou vários clubes do seu país entre 1959 e 1977, tendo passagens por emblemas como Roda JC, Sparta Rotterdam, NEC e Feyenoord. Durante a sua passagem pelo nosso desporto foi ficando conhecido como grande mago do treino técnico, sendo apelidado por muitos como o “Albert Einstein do Futebol”.

O método Coerver

Contudo a marca inegável de Coerver é o seu estudo e análise que deram origem ao Método de Coerver, hoje considerado o método de treino técnico número um no Mundo. Este método visa o desenvolvimento técnico individual e de situações de jogo em que intervêm um pequeno grupo de jogadores. O Coerver assenta uma estrutura piramidal composta por seis níveis de aprendizagem, sendo que estes se acumulam e para o alcance dum nível superior é necessário que o jogador domine os conceitos do nível precedente. Os seis níveis são:

  • Domínio de Bola – repetição de exercícios individuais de controlo de bola com os ambos os pés;
  • Recepção e Passe – perspectiva desenvolver o primeiro toque, incentiva e ensina a utilização de passes certeiros e criativos;
  • Movimentos 1vs1 – para desenvolver movimentos individuais e criar espaço no sistema defensivo oponente;
  • Velocidade – para desenvolver a aceleração, corrida com e sem bola e mudanças de ritmo;
  • Finalização – para melhorar a técnica de finalização e encorajar jogadas instintivas nas imediações da área adversária;
  • Ataque Colectivo – visa melhorar as combinações ofensivas em pequenos grupos com ênfase em ataques de ruptura rápida.

A Base da Formação

Wiel Coerver desenvolveu o seu método a partir da observação de grandes jogadores a nível mundial e é nesse sentido que a metodologia tem avançado, no enorme conjunto de movimentos que completam toda a estrutura do Coerver, temos influências de Pelé, Garrincha, Rivelino, Puskás, Maradona, Cruijff e muitos outros.

Considerando a técnica arma essencial para a melhoria do jogo colectivo, o Coerver objectiva dotar os jogadores de capacidades técnicas ilimitadas que lhes permitam desenvolver e incrementar o seu jogo em equipa, neste sentido a repetição dos exercícios e movimentos levará a uma mecanização dos mesmos que permitirá aos jogadores recorrer a estes de forma automática em situações de jogo, mesmo quando sob pressão adversária.

Desde a sua criação esta metodologia tem-se espalhado pelo mundo e servido de base para grandes escolas de formação, no seu país de origem, a Holanda, grande potência na formação a nível metodológico, o Coerver é base do sistema de formação e princípio natural da maioria dos clubes, está também presentes noutros pontos do globo, na estrutura de clubes como Barcelona e Manchester United e de academias internacionais como é o caso de Clairefontaine.

Em Portugal

Em Portugal o Coerver vai aos poucos ganhando a importância e atenção dos mais atentos, ações de formação e seminários alusivos ao tema vão aparecendo e já se trabalha nesse sentido. Destaque neste caso para o FC Porto que através do jovem técnico holandês Pepijn Lijnders, tem este método de técnica individual presente em todos os escalões. Lijnders veio do PSV em 2007 e é visto como uma referência no treino técnico, sendo muitíssimo elogiado por todos que conhecem o seu trabalho. Nos dragões tem papel de destaque na formação, acompanha todos os escalões dos «azuis e brancos» e é técnico principal da equipa de infantis A, grupo que revela imensa qualidade no domínio técnico, sendo notório o trabalho do técnico holandês.

O Coerver incide principalmente nas equipas de formação mas pode também ser utilizado a nível sénior e é hoje considerado um enorme guia para o bom futebol, é bom que os treinadores estejam bem atentos e tentem melhorar e desenvolver o seu nível de treino para bem do futebol.

8.061 / Por