Alegria Industries, matraquilhos como ícone cultural

Os populares matraquilhos são parte da cultura popular ibérica. Em Espanha um grupo de designers decidiu transformar os jogadores de “matrecos” em objectos de design cultural. Uma homenagem à herança cultural do país patrocinado pela Alegria Industries com quem o Futebol Magazine conversou.

 A mitologia dos matraquilhos

Em Espanha há poucos elementos populares tão consensuais como os matraquilhos. Uma das lendas diz que o jogo foi inventado aí, por um galego, embora essa seja a versão de duas pernas, atualmente não reconhecida de forma internacional. Mas essa herança histórica criou uma cultura de apego emocional que ainda hoje se verifica. Em cada bar, cada reunião de amigos, um jogo de “matrecos” é obrigatório.

Talvez por isso, para a Alegria Industries, um grupo de designers dedicado a reconverter objectos icónicos da cultura espanhola em souvernirs e elementos decorativos de design, trabalhar com matraquilhos tenha sido algo lógico. Uma colecção com exemplares de matraquilhos pintados com as cores das equipas da liga espanhola são o pretexto para esta conversa entre a equipa de designers e o @FutebolMagazine. Heranças artesanais, o papel dos designers em reconverter o clássico em moderno a importância do futebol como elemento cultural são alguns dos temas deste diálogo ao som de uma bola de matraquilhos a romper pela baliza.

O que os levou a criar uma colecção de peças de matraquilhos como elemento decorativo?

Trabalhamos há vários anos com souvenirs e para nós um objecto tão icónico como a peça de matrecos tem de ser considerado um objecto conceptual. Com a utilização de um íman transforma-se num objecto decorativo como a torre Eiffel ou a flamenca. Em Espanha a maior parte dos souvenirs são imitações made in China e não é essa a imagem que queremos que as pessoas levem do nosso país.

O matraquilho é um elemento importante da cultura espanhola. Esta vossa versão explora tanto o seu passado clássico como uma nova reinterpretação como elemento de design.

Sim, na Alegria Industries dedica-mo-nos a procurar, produzir e comercializar productos made in Spain com aceitação popular e os matraquilhos é um deles. Independentemente de onde se olhe, representa vários elementos da cultura do nosso país: é um jogo popular, uma invenção espanhola, é um objecto artesenal, está presente na rivalidade Barça-Madrid, desde a infância, com os amigos. Graças ao trabalho que desenvolvemos com Manuel, o fabricante e pintor das peças, pudemos criar uma colecção que representa todas as equipas presente na edição de este ano da Liga BBVA.

Além de criar os vossos próprios matraquilhos também os utilizais?

Parte da equipa Alegria Industries compete anualmente na liga municipal de matraquilhos. A outra parte joga bastante mal!

São uma equipa jovem mas que trabalha com elementos culturais de outras épocas. No design, incluindo o que envolve o desporto, há uma espécie de reciclar constante entre o passado e o presente, o clássico e artesanal e o atual e inovador.

Para nós tudo aquilo que esteja relacionado com a cultura começa a associar-se cada vez mais com a cultura popular, o mais tradicional. Creio que está ligado a uma mensagem positiva em tempos de crise com a qual estamos 100% de acordo porque no nosso país há muitas coisas boas, não só o futebol, e que temos de saber exportar.

Se um dos nossos leitores em Portugal quiser comprar a vossa colecção de matraquilhos-iman, como pode fazer?

Brevemente vamos abrir uma loja online em que inclusive se poderão pedir matrecos com qualquer equipamento, com as cores de qualquer equipa, incluindo as portuguesas. Até lá podem escrever-nos diretamente para hola@alegriaindustries.com, seria óptimo receber pedidos de Portugal!

Foto: Pablo Zapata/Alegria Industries

2.619 / Por