O designer irlandês Dan Leydon apresenta uma nova coleção no seu conhecido portfólio de trabalhos dedicados ao universo futebol. Football Philosophies é uma homenagem a três escolas tácticas que marcaram um antes e um depois na história do jogo.

Minimalismo táctico

Três modelos de jogo, três filosofias icónicas. Dan Leydon, popular designer especializado em material criativo dedicado ao universo futebolístico, decidiu homenagear três escolas de pensamento particulares com uma obra original e vanguardista.

O Tiki-Taka espanhol, a Futebol Total holandês e o Catenaccion italiano são os protagonistas de uma coleção em formato A3 que podem ser adquiridas e enviadas através da página web do próprio autor irlandês. Trabalhos que homenageiam as respectivas filosofias explorando os seus traços distintivos.

No caso italiano, um quadro onde o posicionamento táctico com o célebre libero, como se uma onda de controlo se tratasse. O enfoque está colocado na organização, no papel da defesa e na disposição do desenho no terreno. O oposto do quadro dedicado ao futebol total na versão holandesa. Uma abordagem mais simplista e, ao mesmo tempo, capaz de concentrar toda a complexidade do sistema idealizado por Rinus Michels. Um bola redonda negra, sobre fundo laranja, símbolo da omnipresença absoluta do jogo para os holandeses e da forma como a equipa se involucra, como um todo, no mesmo espírito colectivo.

O caso mais recente, o espanhol, filho de certa forma da escola holandesa, é representado pelos seus rondos, pelas suas triangulações numa série de triângulos e círculos que se sobrepõem em sentido vertical em direção ao golo.

A história do futebol numa parede

Leydon é um autor reconhecido pelo seu trabalho futebolístico. Colabora com várias publicações com desenhos e obras alternativas sobre clubes, jogadores e escolas de jogo, sempre aproximando-se de uma estética inovadora e colorida. A obra do irlandês inclui vários retratos de jogadores emblemáticos, trabalhos dedicados a equipas míticas como os Invencibles do Arsenal ou o Barcelona de Guardiola. Nesta coleção, Football Philosophies, que assina com a sua marca Footynews, permite que os amantes da evolução táctica do jogo possam ter, lado a lado, na sua parede, três passos fundamentais na história do futebol moderno.

1.296 / Por