O futuro já está aqui. Estes são os 100 melhores jogadores da Geração de 1995 para a redação do Futebol Magazine. Uma lista que reúne os futebolistas entre os 18 e 19 anos que estão destinados a brilhar nos terrenos de jogo na próxima década.

O Futebol Magazine apresenta a sua primeira lista dedicada exclusivamente às jovens promessas do futebol mundial. Trata-se de um exercício de análise e estudo estatístico dos jogadores nascidos em 1995 com a respectiva avaliação do seu potencial futuro. Acreditamos que estes são os 100 melhores jogadores da sua geração – não confundir com os 100 melhores “jovens” jogadores, já que esta lista é exclusiva de um ano em concreto – de que mais ouviremos falar na próxima década.

Esta é a primeira lista publicada pelo FM num processo que será anual e que tem como objectivo colocar um circulo redondo à volta dos nomes que acreditamos que darão forma ao futuro do futebol.

Porquê o enfoque na Geração de 1995?

A lista que apresentamos com 100 jogadores conta exclusivamente com futebolistas nascidos entre o 1 de Janeiro e o 31 de Dezembro de 1995. Têm portanto entre 19 – a maioria – e 18 anos de idade. Já são umas de muitas promessas adolescentes mas ainda estão a viver a última etapa da sua formação como futebolistas profissionais. Para a redação do Futebol Magazine é importante apresentar uma lista coerente e não achamos que isso seria possível misturando distintas gerações tendo em conta que nesta etapa de crescimento dos jogadores um ou dois anos a mais ou a menos pode significar uma profunda diferença de desenvolvimento e projeção. Aos 19 anos é possível ter já pistas sólidas, ainda que não inequívocas, sobre essa projeção futura e portanto essa geração é o nosso ponto de partida ideal.

É uma lista dos melhores jogadores jovens?

Não, não se trata de dizer quem é melhor ou pior. Os jogadores que a redação do Futebol Magazine inclui não estão ordenados do 1 ao 100 por nenhum valor concreto. É uma lista de futuro não uma competição de presente. Todos os jogadores que incluímos têm, a nosso ver, por distintos fatores, um potencial de desenvolvimento que os pode transformar em futebolistas de elite. Aqui há representantes de todos os continentes, todas as posições ou características técnicas sem nenhum filtro ou quota fixa. Simplesmente trata-se de reunir um grupo de jovens promessas que ainda não cumpriram os 20 anos mas que contamos que sejam parte da cultura futebolística dos anos vindouros.

Notas:

1. Posições: “D”Defesa, “MD” Médio Defensivo, “MO” Médio Ofensivo, “A” Avançado, (E) Esquerdo, (D) Direito, (C) Centro. Existem jogadores que evoluem em mais do que uma posição, dessa forma estão representadas as posições mais frequentes de cada jogador.
2. Apesar de alguns jogadores estarem emprestados a outros clubes, na lista estão representados os clubes a quem os jogadores pertencem.

Como chegamos a estes 100?

A redação do Futebol Magazine compilou esta a lista a partir de vários elementos.
Resolvido o filtro etário, tratamos de encontrar jogadores nascidos em 1995 que cumprissem determinados critérios de qualidade e projeção para o futuro. Analisamos as carreiras de centenas de futebolistas, o seu desenvolvimento nos seus escalões de formação a nível de clubes e seleções bem como as participações que alguns já tiveram no futebol sénior. Avaliamos as suas condições técnicas, os seus conhecimentos tácticos e os logros alcançados durante o seu processo de formação analisando as suas variantes estatísticas. Há muitos fatores em jogo, lesões, problemas de desenvolvimento do próprio futebolística, questões relacionadas com o clube onde se encontre, que condicionam até que ponto um jogador que promete tanto com esta idade consegue mais tarde cumprir com as expectativas. Não presumimos de pensar que os nossos 100 eleitos se transformarão, na sua totalidade, em jogadores de elite mas acreditamos que, neste contexto, são dentro da sua geração os que possuem o maior potencial para lográ-lo.

Qual é o próximo passo?

O Futebol Magazine vai apresentar anualmente a sua lista de 100 futebolistas jovens de projeção mundial, mantendo-se fiel ao espírito da original pelo que a lista do próximo ano focará os jogadores nascidos em 1996, hoje com 18 e 17 anos. No entanto ao largo da temporada exploraremos também outras listas focadas em aspectos mais particulares como uma dimensão mais nacional e geográfica.

 

4.870 / Por
  • Tiago Cardoso

    Parabéns por essas ideias do género, foi uma boa jogada! ;D