Acerca

O futebol

A bola move-se. A bola sempre se move. Move-se desde tempos imemoriais, desde essa paixão milenar do homem em rematar algo que rebole pelas colinas, pelas praias de areia, pelos ares. A bola move-se desde muito antes de que a memória pode alcançar-se. Moveu-se da China ao México antes de mover-se na Europa. Moveu-se nos colégios mais exclusivos de Inglaterra e moveu-se nas ruas mais sujas do final da Revolução Industrial. Entrou no século XX a mover-se com novas regras mas a mesma paixão pelos cinco continentes. Moveu-se ao sabor de governos que a tentaram usar, de fortunas que a souberam explorar e move-se hoje com mais força, rapidez e determinação que nunca. No futebol a bola move-se e move-se com devoção, move-se com a certeza de que em algum momento acariciará as redes. E descansará por um breve instante no tapete verde enquanto todos aguentam a respiração.

O futebol é mais do que um desporto. É mais do que um elemento social e cultural fundamental para entender a evolução da história dos últimos 150 anos. O futebol é o espelho em movimento das sociedades modernas, reflexo da sua realidade económica e social, eco do seu peso cultural e da sua influência politica. Em pleno século XXI o futebol é o elo que une o mundo, elemento mais poderoso que qualquer marca multinacional, qualquer indústria cultural ou religião. Há mais praticantes de futebol, registados e anónimos, do que cristãos e muçulmanos, amantes de cinema, música e literatura, espectadores da MTV ou da CNN e consumidores de Coca Cola ou McDonalds. Do interior da Amazónia ao asfixiante céu do Sahara, das praias mediterrânicas às colinas japonesas, a bola move-se com a mesma paixão e devoção, com a mesma certeza de sentir-se eterna.

A revista

O Futebol Magazine é uma revista online independente fundada em finais de 2008 e que tal como a bola é um espaço em constante movimento. Uma revista online que prefere discutir o peso politico de um jogo capaz de acabar e começar guerras a debater as múltiplas interpretações da lei do fora de jogo. Com um olhar no passado e outro no futuro, o FM move-se entre reportagens, entrevistas, artigos de investigação e dissertações sobre as mil realidades onde a bola se move sem parar.

Longe da análise e opinião triangular ou das algemas comerciais dos media desportivos, o FM entende que o futebol é tão complexo como a própria vida e mais que a simbologia visual, a bola transforma-se no reflexo perfeito do que é o nosso planeta. E como este, como uma vez se atreveu a dizer Galileu, a bola também se move.

Os autores

Os autores que escrevem no Futebol Magazine são vários, com diversas origens e/ou backgrounds. Poderá consultar em cada artigo o nome do seu autor. Mas se os pudéssemos caracterizar em conjunto, diríamos que são verdadeiros amantes do beautiful game, como um olhar no passado e outro no futuro. Identificas-te com o nosso projecto? Queres fazer parte da equipa? Consulta a nossa página de autores.

Miguel Lourenço Pereira (Editor)
Pedro Antunes
Alexandre Martins
Hugo Gonçalves